OS 100 ANOS DA DIOCESE DE ARAÇUAÍ

diocese de araçuaí

No dia de ontem (25 de Agosto) fez um Século que foi criada a Diocese de Araçuaí que tem como Padroeira Nossa Senhora da Lapa e foi criada em 25 de Agosto de 1913.
São 100 anos de História, desenvolvimento Social e Espiritual em Araçuaí e todo o Vale do Jequiitnhonha, mas desde muito antes a Igreja Católica se faz presente na região.
Desde a vinda dos primeiros Portugueses que rumaram as terras do Vale do Jequitinhonha em busca de Ouro e Diamantes. A Igreja Católica desde que os colonizadores chegaram, veio com eles, isso no séculos XVII e XVIII (17 – 18).

A primeira paróquia de Araçuaí, a de Santo Antônio, foi criada em 3 de junho de 1857, bem antes da emancipação política do município, que se deu em 1871. Porém, Araçuaí só recebeu o Status de DIOCESE em 1913.

Bispo Dom Marcello

Bispo Dom Marcello

A Igreja foi responsável por várias conquistas sociais e hoje o Reverendíssimo  Bispo de Araçuaí Dom Marcello Romano quer incentivar ainda mais esta Jornada em Prol dos Pobres e mais necessitados, com o objetivo claro de ajudar os Homens chegarem aos Céus, mas ensiná-los a caminharem com maior desenvoltura na terra.

A Igreja Católica com a eleição do Seu Santo Padre o Papa Francisco, trilha um novo tempo, olhando para o passado, de olho no futuro, focando o desenvolvimento do Presente e é esta missão de renovação e aproximação das pessoas que se lança com mais empenho O Reverendíssimo Bispo e toda a sua Diocese.

Vejam as informações Prestadas pela Diocese de Araçuaí sobre o evento de Hoje:

Aconteceu hoje na praça da Catedral a Celebração Dos Centenário da Diocese de Araçuaí. Celebrada por Dom Marcello Romano, Bispo da diocese, concelebrada por Dom Hugo Administrador Apostólico da diocese de Almenara e pelos padres de Nossa diocese e de dioceses vizinhas.
Estavam presente seminarista de nossa diocese e das dioceses de Guanhães, Teófilo Otoni e Caratinga.
O Bispo Dom Marcello Romano estava usando o Báculo de dom Enzo e o Anel episcopal de Dom Frei José De Haas, Bispos que fizeram parte dessa história, e que Hoje Seus Corpos descansam na cripta da Catedral, o bispo também mostrou ao povo uma relíquia do Papa Pio X, que criou a diocese.
Após a Missa aconteceu o show do Grupo Ir Ao Povo, que animou ainda mais a noite.
Havia milhares de pessoas vindo de vários lugares da diocese para celebrar essa grande festa de amor e alegria.

Agradecemos Ao Senhor Deus por ser a rocha firme que nos sustentou nessa caminhada de Fé, de amor, de esperança, de luta e que nos sustentará por séculos até o dia que estaremos todos na sua gloria, adorando o cordeiro que é o cristo Jesus, que vive e reinará para sempre.

Veja o Hino do Centenário sendo cantado na celebração no vídeo abaixo:

 

Você já conhece o Site da DIOCESE DE ARAÇUAÍ? Ainda não? Então acesse e fique por dentro de todas as Novidades da Diocese:

http://www.diocesedearacuai.com.br

 

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe seu Comentário